sexta-feira, 6 de maio de 2016

Dionne Warwick - Heartbreaker



Heartbreaker é um grande sucesso composto pelos Bee Gees, e nessa versão interpretada por Dionne Warwick conta com Barry Gibb de backing vocal no refrão. Foi lançada em setembro de 1982.

Fonte: Wikipedia (em inglês)

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Como classificar música por gênero




Encontrei esse artigo no site WikiHow e gostaria de compartilhar com os leitores do blog. Usando os marcadores do blog (ou tags / etiquetas), eu tento dar uma ideia do jeitão da música que estou postando, mas esse não é um trabalho fácil.

Como Classificar Música por Gênero - Site WikiHow

domingo, 28 de fevereiro de 2016

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Como ativar o chip de rádio FM no seu smartphone Android




Alguns fabricantes de smartphones desativam propositalmente o chip responsável pelo funcionamento do rádio FM no Android. Se o seu smartphone Android "não possui" a função de rádio FM, é porque ela foi desativada. Uma matéria do AndroidPit ensina como ativá-lo.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Roy Orbinson - You Got It




"You Got It" é uma canção do último álbum de Roy Orbison, Mystery Girl, lançado em 1989. A canção alcançou a 9ª colocação na tabela musical Billboard Hot 100 e a 1ª na Adult Contemporary Singles, isto após 24 anos que uma canção de Roy Orbison esteve entre 40 primeiros singles pela primeira vez. "You Got It" também alcançou a terceira colocação no UK Singles Chart, na primavera de 1989. A música foi lançada poucos meses após a morte de Orbison por ataque cardiaco em 6 de dezembro de 1988, aos 52 anos de idade. Enquanto "You Got It" foi o último single de Orbison nos Estados Unidos, "I Drove All Night", esteve no Top 5 do Reino Unido no fim de 1992. Além disso, foi seu único single a permanecer entre os Top 10 no Hot Country Songs, com pico de # 7.

Nos Estados Unidos, a canção se tornou um sucesso novamente em 1995, interpretada por Bonnie Raitt, que gravou uma versão para a trilha sonora do filme Boys on the Side (Somente Elas). A regravação alcançou a 34ª no Billboard Hot 100. Whoopi Goldberg também cantou a canção para o filme.

Orbison interpretou a canção em público apenas uma vez, durante o Diamond Awards Festival, na cidade de Antuérpia, Bélgica, poucos dias antes de sua morte. Parte da apresentação foi incorporada ao vídeoclipe da canção.

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Top 100 Songs (100 maiores músicas de cada ano) de 1950 a 2015




O site americano musicoutfitters.com disponibilizou as listas com os 100 maiores sucessos musicais de cada ano, de 1950 a 2015, com base nas listas da revista americana Billboard, especializada em informações sobre a indústria musical.

Para acessar as listas, clique aqui. As listas dos anos 1950 a 1955 são de 30 músicas. Divirtam-se!

Imagem: By Prometheus Global Media, LLC - datnewcudi.com (direct link), Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=17872667

Jason Mraz - 93 Million Miles




93 Million Miles, do Jason Mraz foi lançada em 27 de março de 2013 e dispensa apresentações. Ela é um verdadeiro sucesso, e sua letra é daquelas que nos deixa com a voz embargada quando entendemos o seu significado. Por conta disso, estou deixando o link para a letra e a tradução aqui.

Josh Groban - Brave




Essa música tem um misto de força e suavidade que a torna extremamente agradável de se ouvir.

Brave, do cantor Josh Groban é uma música "classical crossover–pop", ou basicamente, é uma canção com elementos de música clássica e pop. Foi lançada em 18 de dezembro de 2012.

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Maria Vidal - Body Rock




"Body Rock", da cantora Maria Vidal, foi lançada em 1984. Ela tem um ritmo agitado e dançante, e faz parte da trilha sonora do filme de mesmo nome. Não é uma daquelas músicas espetaculares, mas fica um tempo na memória depois de ser ouvida. No meu jeito particular de classificar músicas, eu a definiria como "música ambiente para parque de diversões dos anos 80".

Men at Work - Who Can It Be Now?



"Who Can It Be Now?", da banda australiana Men at Work, foi lançada como single na Austrália em junho de 1981, antes da gravação de seu álbum de estreia "Business as Usual" também em 1981, em que a faixa foi mais tarde incluída.

"Who Can It Be Now?" atingiu nº. 2 na parada de singles australianos em agosto daquele ano, e também atingiu nº. 45 na Nova Zelândia. Lançado no Canadá no início de 1982, a faixa alcançou a posição nº. 8 no final de julho. Isso impulsionou uma versão americana da canção, e o single, agora com mais de um ano de idade, foi o hit nº. 1 nos EUA em outubro de 1982.

"Who Can It Be Now?" teve um sucesso modesto no Reino Unido, atingindo nº. 45. Como um dos maiores sucessos do Men at Work, ela foi destaque em suas compilações posteriores, e uma versão ao vivo foi lançada no Brasil. A canção continua a ser um símbolo popular da "new wave music" e tem sido destaque em inúmeras compilações dos anos 80.

Colin Hay escreveu a letra. A letra apresenta a narrativa de um homem recluso e paranóico que ouve bater à porta de sua casa e quer ser deixado na solidão. A presença de um "amigo de infância" é mencionada e a letra dá impressão de que o narrador teme mais uma vez ser levado a uma instituição mental.

Alphaville - Big in Japan




"Big in Japan" é o single de estréia da banda alemã Alphaville. Faz parte do álbum "Forever Young", de 1984.

O single foi um grande sucesso em muitos países, incluindo a Suíça, Alemanha e Suécia. A canção também alcançou o número um no Hot Dance Club Play em Dezembro de 1984.


Em uma entrevista de 1998 o vocalista da banda Marian Gold explica que “Big in Japan” fala de um casal de namorados tentando se livrar da heroína. Ambos imaginam quão grande seria o amor sem a droga: não roubariam, teriam emoções reais e viveriam num mundo real. A estação Jardim Zoológico de Berlim é um importante local de encontro de viciados e a letra da música traz uma referência a este local: Shall I stay here at the zoo (Devo ficar aqui no zoo).

Fontes adicionais:

songfacts.com
Projeto Autobahn - Os melhores Video-Clipes dos anos 80 - Alphaville - Big in Japan

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Cyndi Lauper - Girls Just Wanna Have Fun




"Girls Just Wanna Have Fun" foi escrita e gravada pela primeira vez em 1979 pelo músico norte-americano Robert Hazard. No entanto, ela ficou mundialmente conhecida na voz da cantora americana Cyndi Lauper, cuja versão foi lançada em 1983. Foi o primeiro grande single lançado por Lauper como artista solo e o primeiro single de seu álbum de estréia "She's  So Unusual". A versão de Lauper ganhou reconhecimento como um hino feminista e foi promovida por um videoclip premiado. Foram produzidas versões "cover" da música por mais de 30 artistas.

O single foi o grande impulso de sucesso na carreira de Lauper, atingindo o número 2 da Billboard Hot 100, tornando-se um hit mundial em todo final de 1983 e início de 1984. Ela continua sendo a marca registrada de Lauper e foi uma canção muito popular durante a década de 1980. A canção recebeu uma indicação ao Grammy de Gravação do Ano e Melhor Performance Vocal Pop Feminina.

A canção foi escrita por Robert Hazard, que gravou apenas uma demo dela, em 1979. Ele a escreveu de um ponto de vista masculino. Para a versão do Lauper, ela mudou a letra com a aprovação de Hazard. Sua versão apareceu em seu álbum de estreia solo em 1983, "She's  So Unusual". É uma canção sobre o papel das mulheres na sociedade e é considerada por muitos como um clássico feminista da época. Gillian G. Gaar, autor de "She's a Rebel: The History of Women in Rock & Roll (2002)", descreveu o single e o vídeoclip correspondente como uma "forte declaração feminista", um "hino de solidariedade feminina" e uma "brincadeira bagunceira celebrando a amizade do sexo feminino."

Mate a curiosidade e ouça também a original de Robert Hazard!




Rick Astley - Giving Up On Love




"Giving Up On Love", do cantor inglês Rick Astley foi produzida por ele em conjunto com Daize Washbourn. A canção foi gravada para o segundo álbum de Astley, "Hold Me in Your Arms". O single chegou a posição nº.38 em paradas da Billboard. Nunca lançada como single no Reino Unido, foi lançada pouco antes da "US Tour" de Astley.

Lançada em 15 de abril de 1989

Simple Minds - Alive and Kicking




"Alive and Kicking", da banda de rock escocesa Simple Minds, foi lançada em 1985 e atingiu o Top Three na Billboard Hot 100 (EUA). Foi o primeiro single do álbum mais bem sucedido da banda, Once Upon a Time.

Lançamento: 20 de Setembro de 1985 (EUA); 30 de Setembro de 1985 (Reino Unido)

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

1001 discos pra ouvir (online!) antes de morrer




Enquanto pesquisava matéria pra outro post, me deparei com esse verdadeiro achado na internet: o site Catraca Livre tem um post de 2012 indicando um link da radio romena 3Net  que disponibiliza pra ouvir online todos os os discos citados no livro "1001 Discos Pra Ouvir antes de Morrer", de Robert Dimery.

Link para ouvir os 1001 Discos: www.radio3net.ro/dbalbums/albume1001/

Enfatizo que 1001 discos é muita coisa pra que eu possa analisar e dizer o que penso de cada álbum. Use o seu bom senso e aprecie com moderação (a capa do álbum geralmente é um bom indicativo do que irá encontrar nele: não espere ouvir canções de ninar num CD que possui na capa umas coisas bem estranhas, se é que vocês me entendem). 

Foto: https://pixabay.com/pt/registros-loja-vinil-retalho-978813/

Kim Carnes - Bette Davis Eyes




"Bette Davis Eyes"  foi escrita em 1974 por Donna Weiss e Jackie DeShannon. Neste mesmo ano DeShannon gravou a canção que foi incluída no seu álbum New Arrangement. Contudo, seria apenas em 1981 que a canção se tornaria popular, graças à versão de Kim Carnes. "Bette Davis Eyes" passou nove semanas consecutivas no primeiro lugar do Billboard Hot 100, tendo sido vendidas oito milhões de cópias do álbum Mistaken Identity, onde se incluía a canção. A canção recebeu o prémio Grammy de "Canção de Ano".

Bette Davis, falecida em 1989, declarou-se fã da música, tendo agradecido aos compositores por terem feito de si uma parte dos tempos modernos.

Lançamento: 10 de março de 1981 

Heart -These Dreams



"These Dreams" é uma canção da banda de rock Heart lançada em 18 de janeiro de 1986, do álbum de mesmo nome. Foi a primeira canção da banda a se tornar um hit número um na Billboard Hot 100.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Como descubro o nome de uma música - Parte 1: Usando aplicativos para smartphones / tablets

Esse tipo de situação sempre acontece comigo. Ouço uma música legal no rádio, mas meu inglês é péssimo e fico dias, semanas e até mesmo anos sem descobrir "qual é a música?"
Vou indicar aqui algumas maneiras que já usei para encontrar uma música. É sempre bom conhecer maneiras diferentes, pois a complexidade da situação pode variar: a música está fazendo sucesso atualmente? ela vem à sua mente de vez em quando, mas você nem lembra onde a ouviu? Percebi enquanto escrevia aqui que não dá pra abranger tudo numa só postagem, ela ficaria muito comprida e cansativa de ler, principalmente pra quem já conhece o assunto, por isso vou tratar desse assunto em mais postagens. Aqui vou destacar alguns apps que reconhecem músicas.

Apps para descobrir músicas

Conheço e já usei pelo menos 3 apps que tentam decifrar qual música está sendo tocada. O SoundHound, o Shazam e o TrackID. 

SoundHound




No SoundHound, se você cantar um trecho de uma música, ele é capaz de reconhecer (logicamente, isso depende de muitas variáveis, se a música estiver na base de dados dele, a qualidade da sua atuação como cantor, etc). Além disso, reconhece músicas tocadas no ambiente, permite conexão com o Spotify, permite salvar histórico de buscas e músicas favoritas, postar o resultado das suas pesquisas no Facebook, Twitter, etc.

Obs: Eu uso e não me arrependo!


Shazam




Outro app que já utilizei é o Shazam. Para muitos, ele é o melhor app de reconhecimento de música. 
Ele tem integração com os serviços de streaming Deezer e Spotify.
Como ele só reconhece versões comerciais das músicas, eu ainda prefiro o SoundHound. Mas lembre-se que, como são apps diferentes, sua base de dados é diferente, e talvez músicas novas que não são reconhecidas em um dos apps pode ser reconhecida em outro.


TrackID





O TrackID é um app desenvolvido pela Sony e no momento só existe para o sistema Android. Ele também é muito eficiente na hora de reconhecer músicas, cria um histórico das pesquisas e permite conexão com o Spotify. Obs: assim como o Shazam, só reconhece versões comerciais das músicas (nada de cantoria no chuveiro). Tenho ele instalado no celular, mas quase não uso.


Outros dois abaixo eu nunca testei, mas pelo que li numa matéria do CanalTech, também cumprem seu papel na hora de encontrar músicas.


MusicID



Só posso dizer que não é compatível com meu smartphone, então não tenho como testá-lo. Mas é bom conhecer, talvez no seu dispositivo seja possível instalar.

| MusicID para Android | MusicID para IOS |

Musixmatch



Esse é compatível com meu smartphone, mas ainda não testei.
[Atualizado]: Testei e achei o máximo! Além de encontrar músicas, ele também encontra a letra delas, permite acompanhar a letra da música enquanto ela é tocada e permite criar "lyricscards", que são cartões fotográficos virtuais onde você pode escolher um pequeno trecho da letra de uma música que você gosta, combinar ele com uma foto e compartilhar nas redes sociais. Veja abaixo alguns exemplos de "LyricsCards" criados com o MusixMatch:






E tem mais outro que nunca havia ouvido falar, do próprio Google

Sound Search for Google Play




Não é compatível com meu smartphone, mas se seu dispositivo aceitar, fique a vontade pra usar. Tem uma avaliação razoável na loja de apps do Google (4 de 5 estrelas).


Em breve estarei postando a continuação desse assunto, com outros métodos de descobrir músicas.

Pesquisando para este post, consultei:



Irene Cara - Flashdance... What a Feeling

Música ganhadora de Oscar!



"Flashdance ... What a Feeling" é uma canção do filme Flashdance de 1983, escrita por Giorgio Moroder, Keith Forsey e Irene Cara, e interpretada por Cara. Foi lançada em abril de 1983.

Além de atingir a primeira posição na tabela musical Billboard Hot 100, tornou-se o único single número 1 de Cara, ganhando um disco de platina em 1983. "Flashdance ... What a Feeling" foi premiada com o Oscar de Melhor Canção Original e o Globo de Ouro de Melhor Canção Original em 1984.

a-Ha - Take On Me

Lembro da primeira vez que ouvi "Take on Me" do a-Ha, foi numa manhã de 1985, em que acordei cedo pra aula de educação física e aquele som irresistível saía do rádio como um convite pra um dia eletrizante. Eu não sei ao certo, mas depois de ouvir a versão remix (mais precisamente a versão 1985 12" Mix) no Youtube, imagino que foi ela que tocou no rádio aquele dia. Não posso afirmar nada com certeza agora, fazem mais de 30 anos, provavelmente foi na rádio Jovem Pan (100,9MHz).

Achei um breve histórico das versões de "Take on Me" nesse site: a-hadiscography.co.uk, que indica o primeiro lançamento em 19 de outubro de 1984. A música se tornou um enorme sucesso, alcançando, inclusive, a posição #1 na Billboard Hot 100 nos Estados Unidos (é a única música do a-Ha a conseguir esse feito). No Reino Unido, o single também foi bem recebido (alcançou o #2 na UK Singles Chart).

Esse é o vídeo da versão oficial, um autêntico videoclipe dos anos 80, com uma história bem original!
Sua criação utilizou um método de animação feito a lápis combinando junto com live-action (através de rotoscopia). O clipe ganhou 6 prêmios no VMA de 1986.



E esse é o da versão remix (1985 12" Mix), o legal é ouvir de um vinil de 45 rpm tocando um som de alta fidelidade! Infelizmente o vídeo do vinil foi removido, mas esse é o áudio do canal oficial da banda.



Lembrando que "Take on Me" tem presença constante na Alpha FM e na Antena 1!




terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Ganhe mais 2GB de capacidade no seu Google Drive (só até dia 11/02)

Essa dica eu vi no blog Google Discovery ontem. O Google está oferecendo 2GB de bônus no Google Drive pra quem realizar a a rotina de verificação de segurança em suas contas do Google até o dia 11/02/2016.

Essa promoção tem a ver com o Dia da Internet Segura, que ocorre sempre em 09 de fevereiro.

"Hoje é o Dia da Internet Segura, uma data na qual empresas de tecnologia, organizações sem fins lucrativos, empresas de segurança e usuários ao redor do mundo debatem, em conjunto, sobre segurança on-line. Para celebrar a data, estamos lançando novas funcionalidades e repassando alguns lembretes úteis para proteger você de perigos como phishing, malwares e outras ameaças que visam acessar seus dados pessoais." - Blog do Google Brasil

Para realizar a verificação de segurança, acesse esse link e siga os passos até o fim. O procedimento leva poucos minutos e vale a pena. Já tenho 19GB em cada uma das minhas contas por ter realizado a verificação desse ano e do ano passado. Não espere para o dia 11/02. Faça isso agora mesmo!


Stryper - I Believe In You





Outro sucesso da década de 80, que de vez em quando toca nas rádios Antena 1 e Alpha FM é a canção "I Believe In You", da banda Stryper. Lançada em 1988 no álbum "In God We Trust", ela ficou conhecida aqui no Brasil ao ser incluída na trilha sonora da novela "O Salvador da Pátria", exibida pela TV Globo.

Livros interessantes sobre música (que ainda não li)

Alguns livros que ajudam a conhecer melhor a história da música. Embora não tenha lido por completo nenhum deles, já tive a oportunidade de folheá-los, e os achei muito interessantes.

1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer



1001 Albums You Must Hear Before You Die (em português: 1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer) é um livro de referência musical lançado em 2006, que reúne 90 jornalistas e críticos musicais de todo o mundo. Sua concepção original é de Robert Dimery, co-fundador da Revista Rolling Stone.

O livro consiste de uma lista de álbuns lançados entre os anos de 1955 e 2005, com revisões a cada 2 anos incluindo obras mais novas. Embora existam os mais diversos estilos musicais como jazz, blues, heavy metal, soul e música experimental, o rock e o pop ocupam posição destacada.

A publicação contém mais de 900 imagens. Quando o álbum é indicado, aborda-se também o momento histórico, além de relatar curiosidades da gravação.
Fonte: Wikipedia

O site Buscapé (buscape.com.br) mostra onde está o menor preço. Hoje (09/02/2016), o preço está variando entre R$41,30 e R$79,00. Eiu recomendo o site da Amazon (amazon.com.br) pois em quase todas as consultas eles tem o menor preço e em duas compras recentes no site, a entrega aqui na minha cidade (Itaquaquecetuba) chegou após 24h da compra ter sido finalizada. E o valor do frete pode sair de graça dependendo do valor da compra e da região do país onde será realizada a entrega.

1001 Músicas Para Ouvir Antes de Morrer




Na mesma linha do "1001 Discos", só que trazendo detalhes específicos das canções. Segundo o site Buscapé, hoje (09/02/2016) o preço dele está entre R$41,90 e R$79,00 (consulte o preço aqui).




segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

a-Ha - Stay On These Roads

Clássica do a-Ha, que com certeza tocou na rádio Jovem Pan. Eu lembro que na época do lançamento (1988) a Jovem Pan havia inserido uma vinheta personalizada da rádio no início da música, e eu (ou um dos meus irmãos) gravou em fita K7 a música com essa vinheta.



Stay On These Roads foi lançada em 14 de março de 1988.





Fine Young Cannibals - Don't Look Back




"Don't Look Back" é uma canção da banda de pop-rock britânico Fine Young Cannibals. Foi lançada como o terceiro single do álbum de 1988 da banda "The Raw & the Cooked".

Escrita pelo vocalista Roland Gift e o baixista David Steele, a letra de "Don't Look Back" é sobretudo pessimista, e retrata alguém que tenta desesperadamente deixar as dificuldades enfrentadas no passado sem olhar para trás. Embora os dois anteriores hits da banda "She Drives Me Crazy" e "Good Thing" tenham influencia do "rhythm and blues" americano, "Do not Look Back" traz riffs de guitarra que são mais uma reminiscência de The Byrds e The Beatles.

Billy Joel - Uptown Girl


Essa aqui também tá sempre presente na programação das rádios Alpha FM e Antena 1



"Uptown Girl" é o nome de uma canção escrita e interpretada pelo músico norte-americano Billy Joel. Em 1983, entrou no álbum An Innocent Man, que atingiu o 4º lugar na lista da revista Billboard dos EUA e obteve uma nomeação para o prêmio Grammy de Melhor Álbum do Ano.

Deste álbum foram extraídos seis singles e três deles atingiram a lista do Top 10 americano. Uptown Girl foi um deles e recebeu uma nomeação para o prêmio Grammy de Melhor Performance Vocal Masculina em Best Pop.

Uptown Girl atingiu o 3º lugar dos tops dos Estados Unidos e o 1º lugar no Reino Unido.

O estilo de música é considerada como uma reminiscência do grupo Frankie Valli and the Four Seasons.

Esta canção foi inspirada e escrita para a namorada de Joel na época (depois mulher), a supermodelo norte-americana Christie Brinkley que participou no videoclip para a televisão.

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Rita Ora - Grateful

Essa música tem sido tocada constantemente nas rádios Alpha FM e Antena 1. Composta por Diane Warren e interpretada pela cantora Rita Ora, ela foi lançada em 11 de novembro de 2014 integrando a trilha sonora do filme Beyond the Lights (Nos Bastidores da Fama), e foi indicada ao Oscar de Melhor Canção Original em 2015.

Aprecie!




sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Daryl Hall & John Oates - Kiss on My List

Apreciem uma versão ao vivo desse grande clássico que está sempre presente nas rádios Alpha FM e Antena 1.


"Kiss on My List" é uma canção da dupla americana Hall & Oates. Ela foi escrita por Daryl Hall e Janna Allen, e produzida pela dupla. Foi o terceiro single de seu nono álbum de estúdio, Voices (1980), e tornou-se seu segundo single número 1 na US Billboard Hot 100  (depois de "Rich Girl", em 1977). Ela passou três semanas no topo.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Como obter músicas grátis na Google Play Música


A Google Play é a loja online do Google para apps Android, mas também tem a seção de músicas, filmes, livros e revistas. Para induzir as pessoas a gastarem com compras na loja, o Google disponibiliza por tempo limitado algumas faixas de música grátis para quem se cadastra no Google Wallet (o sistema de pagamento de compras na loja do Google), que podem ser incluídas em sua biblioteca do Google Play Música e também baixadas para o PC e para o seu dispositivo Android.

Você poderia adicionar seu cartão de crédito e nunca usá-lo pra comprar qualquer coisa na loja do Google, só pra ter acesso as músicas grátis, mas talvez não ache ser boa ideia inserir seu cartão de crédito em um site, e eu até compreendo esse tipo de receio. Então, existe outro jeito: compre um cartão vale-presente (pré pago) do Google Play. É o melhor jeito de comprar na loja do Google, pois na hora da compra ele desconta exatamente o valor que o produto (app, música, etc) custa naquele dia, e não faz aquela lambança do cartão de crédito, que considera compra em dólar e cobra de acordo com o valor no dia em que a fatura é gerada, e ainda acrescenta mais um pouco corrigindo de acordo com o dia em que a fatura foi paga. Não sei se isso ainda acontece, os preços atualmente aparecem em reais, mas isso aconteceu comigo no passado, quando comprei o TuneIn Radio Pro (falei dele em outro post).


Não sei por que (seria o capitalismo?), mas depois de ter baixado algumas músicas grátis, fica cada vez mais difícil encontrar novas ofertas gratuitas no site. O link com as músicas grátis disponíveis atualmente é este:

https://play.google.com/store/music/collection/promotion_2000be3_new_user_15

Me surpreendi ao descobrir que a música "A Sky Full of Stars" do Coldplay estava lá esperando pra ser baixada gratuitamente e legalmente, sem nenhum tipo de picaretagem.

Ao pesquisar informações para este post, encontrei uma matéria no site www.techtudo.com.br com o título: Como ganhar filmes, livros, músicas, apps e jogos grátis no Google. Nela eu descobri, entre outras promoções do Google, um aplicativo chamado Google Opinion Rewards, que dá créditos na Google Play Store como retribuição a pesquisas de opinião respondidas pelo usuário. Testei e já consegui R$2,50 no Google Play ao responder uma pesquisa. App 5 estrelas!!!

Imagem: https://pixabay.com

Onde ouvir rádios online



Esse post poderia render um livro, visto que há uma infinidade de sites e apps para ouvir rádios online, então vou descrever brevemente um serviço que uso bastante, e outras duas formas mais tradicionais de se ouvir rádio pela internet.



TuneIn

O Tunein é um site acessado em 230 países, com cerca de 60 milhões de usuários, onde é possível encontrar mais de 100.000 estações de rádio, segundo o próprio site.

Eu particularmente ouço muito a Alpha FM (101,7MHz) e a Antena 1 (94,7MHz) pelo TuneIn,

O TuneIn possui apps para Android e IOS, além de apps para Smart TVs e para o Google Chromecast. Em 2011 eu instalei a versão grátis do app para Android no meu Galaxy 5, mas depois, quando adquri um tablet acabei comprando o TuneIn Radio Pro (atualmente custa US$9,99 na Google Play Store, um tanto caro devido ao preço atual do dólar), mas o grande diferencial é a possibilidade de gravar a programação de rádio para ouvir depois, e foi exatamente isso que me levou a comprar a versão PRO. Depois eu tive outro smartphone (um Samsung Galaxy S Duos) que trazia no app de rádio nativo a função de gravação de rádios, mas o TuneIn também tem a vantagem de mostrar listas das músicas tocadas recentemente nas rádios (essa função depende da emissora de rádio disponibilizar os metadados das músicas no streaming de áudio), também é possível favoritar as músicas que estão sendo tocadas e as rádios preferidas. E, como qualquer app da Google Play, você compra o app uma vez e pode instalar em todos os seus dispositivos (os que estão usando sua conta do Google).

Sites e apps das rádios
Uma outra opção é procurar na internet o site da rádio que você quer ouvir, Muitas rádios transmitem sua programação musical online em seu site oficial. Algumas rádios também disponibilizam apps para smartphones. A não ser que você curta apenas uma rádio, não parece ser boa ideia encher o o smartphone com um app de cada rádio.

Lembrando que rádio online usa internet. Se não quiser ver seu  plano de dados indo pro ralo, use o TuneIn e os outros apps de rádios apenas em conexões Wifi, aproveite e grave sua radio favorita, e aprecie suas gravações quando estiver longe do Wifi. (isso me lembra a época em que eu gravava fitas K7 com programas de rádio...). Outra opção para quando estiver longe da internet é usar o app nativo de rádio nos smartphones (dependendo da localidade, o sinal chega bem limpo, além de ser possível efetuar gravações da programação na grande maioria dos aparelhos).

Imagem: https://pixabay.com

Queen - Radio Gaga

Pra inaugurar o blog, começaremos com uma música emblemática, que representa o sentimento de quem curte ouvir música no rádio. O Queen a lançou em 23 de janeiro de 1984, no Reino Unido. Ela se tornou um sucesso mundial, e basicamente é uma ode ao rádio, que naquela época parecia correr o risco de ser definitivamente substituído pela TV e pelos videoclipes. Ainda bem que o bom e velho rádio permanece vivo, agora nos tablets, smartphones e na internet! (Who wants to live forever?)




Saiba mais sobre essa música na Wikipedia: https://en.wikipedia.org/wiki/Radio_Ga_Ga